17 julho 2017

Medidas ameaçam participação dos trabalhadores na gestão dos fundos de pensão

Congresso, CNPC e Previc investem em propostas para diminuir a representatividade dos trabalhadores nos conselhos Deliberativo e Fiscal.


A regulamentação dos fundos de pensão completou 40 anos no sábado (15), aniversário da Lei nº 6.435/77. Foi a primeira iniciativa de regramento do setor, que vigorou até 2001, quando foi revogada pelas leis complementares nº 108 e 109. Com a reforma da Previdência, o envelhecimento populacional e as novas condições trabalhistas aprovadas no Congresso Nacional, as questões previdenciárias nunca foram tão importantes, ao mesmo tempo em que a participação dos trabalhadores nos fundos de pensão nunca esteve tão ameaçada.
Tramita na Câmara dos Deputados, em regime de urgência, o PLP 268/2016, que reduz a representação dos trabalhadores nos conselhos das fundações de empresas públicas e pode ser votado no plenário a qualquer momento. Outras propostas semelhantes tramitam no Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC) e na Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), em nítida ofensiva ao patrimônio dos participantes.
Redução da representatividade

O PLP 268 altera a Lei Complementar nº 108/2001 para “aprimorar a governança nos Conselhos Deliberativo e Fiscal”, as maiores instâncias decisórias dos fundos de pensão. Entre outros pontos, o projeto propõe limitar a representação de participantes a 1/3 das vagas, diferente da lei atual, que garante aos eleitos pelos trabalhadores 50% dos assentos.
“Defendemos o constante aprimoramento da governança nos fundos de pensão, mas reduzir a presença dos participantes na gestão é justamente o contrário, é nocivo para todos”, adverte Jair Pedro Ferreira, presidente da Federação Nacional das Associações de Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae).
O projeto cria a figura do “conselheiro independente”, profissional de mercado a ser selecionado em processo definido por empresas especializadas, brecha que acabará sendo utilizada pelo mercado e governo para indicações.
Outro item previsto é a adoção do voto de Minerva, que consiste no poder conferido ao presidente – indicado pela patrocinadora – de apresentar voto extra em caso de empate. Segundo Fabiana Matheus, diretora de Saúde e Previdência da Fenae, o instrumento está longe de ser boa prática de gestão. “Presidência e diretorias que cuidam de investimentos são indicadas pela patrocinadora. Boa governança com voto de Minerva é contraditório”, diz.
Previc quer sabatinar dirigentes

No início de junho, a Previc publicou um conjunto de medidas que cria a categoria das Entidades Sistemicamente Importantes (ESI), na qual se enquadram as fundações maiores, que serão fiscalizadas com mais rigor.
A Instrução Normativa nº 6 define regras para habilitação de dirigentes das ESI e, entre outros pontos, prevê a exigência de Atestado de Habilitação para diretores e conselheiros. Como a superintendência é a certificadora, passará a exercer um crivo a mais sobre a escolha de dirigentes dos fundos de pensão.
Mas não para por aí. De acordo com a norma, os indicados aos cargos de Diretor de Investimentos e de Administrador Estatutário Tecnicamente Qualificado (AETQ) serão submetidos a entrevistas na Previc antes da emissão do Atestado de Habilitação. “A sabatina servirá para selecionar aqueles bem recomendados pelo governo, bons gestores ou não”, aponta Fabiana Matheus.
Gestão terceirizada é carta branca ao mercado

O CNPC discute a proposta de uma resolução apresentada pela Previc, que permitirá aos fundos de pensão transferir a gestão de planos de benefícios para outras fundações ou para entidades abertas, como bancos e seguradoras. A medida traz uma série de riscos para a previdência dos trabalhadores.
Um dos riscos é a perda de rentabilidade. Ainda que em um primeiro momento, como estratégia de entrada, essas empresas mantenham ou até reduzam as taxas de administração, a tendência é que no médio prazo o custeio dos planos de administração terceirizada suba e comprometa a rentabilidade para os participantes. Ao contrário das fundações, bancos e seguradoras têm fins lucrativos e buscarão remuneração pelo serviço, o que não sairá barato.
Por outro lado, se com paridade nos conselhos e a gestão internalizada nas fundações já é difícil para os trabalhadores acompanharem e participarem das decisões, com a gestão terceirizada, o controle dos participantes ficará ainda mais distante. “Quem pensa que sob a gestão de uma financeira poderá opinar sobre um investimento, exigir transparência, está enganado. Daremos carta branca para o mercado gerir nosso patrimônio”, adverte a diretora da Fenae.
Fonte: Fenae

NOTA DO BLOG:
Esses representantes de associações e de sindicatos, são uns verdadeiros cara de pau, fala como verdadeira águia na nossa defesa, quando na verdade eles são defensores dos salários, dos benefícios, dos jetons e das vantagens que o cargo lhes proporciona na qualidade de dirigente dos fundos de pensão.
Já estamos vivendo a peregrinação dos empréstimos, todos se volta para o calvário do Empréstimo Simples, a única tábua de salvação para muitos colegas que não tem mais portas para bater, hoje o nosso querido amigo Ari Zanella, fez um post: O limite pode chegar a quinze por cento, e o prazo esticado para 180 meses, que faria uma diferença muito grande na vida dos tomadores do ES, bem como na vida dos SOBRE-ENVIDADOS.
O consumidor sobre-endividado, ainda que sob a forma ativa, mas de boa fé, deve ter a sua dignidade protegida contra cobranças constrangedoras e que ameacem ou perturbem a sua paz, ou a tranquilidade de seu agregado familiar. 
Nosso REPRESENTANTES ELEITOS, devia ter essa visão quando efetivamente tem em suas mãos condições de resolver essa situação de calamidade de muitos colegas, trazendo de volta a eles melhores condições de vida e menos preocupação com as suas finanças, afinal existe condições para resguardar a liquidez e o comprometimento dentro da meta elaborada pela Previ, nosso fundo de pensão.
Existe sim condições de melhorar tudo que temos hoje, mas para isso é necessário o empenho destes, como, como o fazem contra o PLP-268, esse como fere seus bolsos são usado GARRAS DE ÁGUIA para ir contra, pois assim tudo continua como esta, sem nenhuma proteção verdadeira aos verdadeiros donos do dinheiro, e com isso tudo continua sem solução ou proteção ao Aposentado ou a Pensionista que participa da previdência complementar. 


78 comentários:

Anônimo disse...

Senhores,
Desculpem, mas é um desabafo e uma frustração:
Ter um filho de 23/24 anos na UFMG que concluiu agora em julho/17 o Mestrado em Jornalismo, com antecedência de 1 ano do prazo do Mestrado e ingresso automático no DOUTORADO após apresentação da Tese e, agora, infelizmente perdeu a bolsa do CAPES de 1.500,00 que cobria suas despesas em BH. Já pago, com muito sacrifício o aluguel dele de 700,00. Ver nosso filho retornar para casa por não poder arcar com os custos, as lágrimas derramam dos olhos de um pai que orgulha de ter o filho que tem.
Senhor Marcel, tenha piedade de nós ! Acho que deve ter filhos também e o seu amor por eles não é maior e nem menor que o meu pelo meu filho.

Anônimo disse...

É isso mesmo Rosalina. Dá nojo ser usado por essas associações. Querem dizer que nós seremos prejudicados quando eles é que serão perdendo seus cargos.

Anônimo disse...

Sobre o superendividamento vejam o PL 3515/2015 que está tramitando na Câmara.Tem várias propostas apensadas para prevenir endividamento com medidas para ajudar quem já está endividado. Uma medida é a devolução em dobro das parcelas que tiverem sido cobradas acima da margem.

Rosalina de Souza disse...

Caro Colega das 3:57,

Temos que continuar de alguma forma pedir/solicitar/buscar os colegas que ainda tem uma visão, da real situação e fazer toda e qualquer iniciativa para que a Diretoria da Previ venha tomar medidas que possa de alguma forma resolver esta situação do sobre-endividamento, agora que a margem consignável ficou exclusivamente para os tomadores do ES.

A Previ tem condições de viabilizar as melhorias necessárias para de fato resolver esta falta de zelo do nosso fundo de pensão com os colegas aposentados e pensionistas, basta boa vontade, basta melhorar o melhor resultado das aplicações do nosso fundo de pensão, mas ao contrário faz é criar condições apenas para um grupo muito privilegiado dentro do nosso fundo de pensão, que pode comprar uma casa com base na sua MC de mais de 1 milhões de reais, concentrando na mão de poucos o que deveria ser direito de muitos.

Rosalina de Souza disse...

Caros Colegas, eu hoje não sou mais favorável aos empréstimos, eles me tiraram a paz por mais de uma década, foi muito sofrimento, muita luta para termos de volta ao menos 70% do nosso benefício, conquistado a duras penas, mas sei também que existe muitos colegas que não estão recebendo esse valor em suas mãos por exatamente dever ais de um produto ao nosso próprio fundo de pensão, é nestas pessoas que a Previ deve olhar e resolver este problema, hoje sinceramente fala para os colegas, que com o restante do meu benefício, hoje 70% em minhas mãos voltei a viver de verdade, a ter qualidade de vida, aos 71 anos de idade, voltei a ter dignidade na minha vida, na minha casa, pago as contas em dias, claro que minhas ações, por parte de alguns credores vai ser questionada via justiça e ainda vou ter que pagar por meus atos, mas ao menos posso viver, posso comprar o alimento para a mesa e os medicamentos de que tanto necessito para continuar vivendo.

A Previ pode e tem condições de resolver o problema dessas pessoas, pode alongar os prazos, assim como o fez no REESCALONAMENTO, quem aderir, pode ficar impedido até o findar do contrato, por quitação ou até mesmo por morte, resolver a situação para que cada um viva com 70% do seu benefício, garanto que acabaria de uma vez por todas com essa NOVELA DE EMPRÉSTIMOS TODOS OS ANOS.

E TEM VIABILIDADE, BASTA BOA VONTADE, BASTA UMA ASSOCIAÇÕES OU VÁRIAS DELAS SE UNIR E PROPOR DE FATO ESSA CONDIÇÃO, ESSA SOLUÇÃO PARA O PROBLEMA DE MUITOS COLEGAS.

Mas como no caso do PLP-268 é melhor viver fazendo chantagem que realmente fazer alguma coisa que presta, em favor de muitos pais e mães de família que realmente precisa apenas de ser lembrado, de ser ajudado, quando mais necessita.

Anônimo disse...

Se os "tecnocratas", legisladores, políticos et caterva tivessem cumprido e/ou exigido o cumprimento da legislação vigente e pertinentes à previdência complementar, bem como tivessem exercido os seus deveres de ofício, os Fundos das Estatais não estariam na atual situação financeira caótica em decorrência da corrupção. Agora, que Inês é morta, travestidos de arautos da justiça, a PREVIC, que deveria ser extinta, para poupar os fundos das estatais da TAFIC, eis que não exerceu a sua função institucional e, ao invés de ter intervindo tempestivamente e punido os responsáveis pela malversação do patrimônio dos Fundos,vem, para justificar sua Ratio essendi fiscalizadora, com as demais instituições, promoverem mudanças na legislação, como se fosse uma panaceia, para, na realidade, continuar tudo pior do que já está. A sabatina de gestores é um verdadeiro teatro pro forma para homologar indicações políticas e, agora, de banqueiros tbém, que querem explorar esse mercado vulnerável e milionário, cujo nicho é a poupança formada pelos trabalhadores para garantir uma vida digna na velhice. Não temos quem nos defenda, tampouco forças para reagirmos.

Anônimo disse...

Se for sabatinado o diretor e conselheiro para tomar posse em qualquer fundo de pensão, muitos mas muitos mesmo, acho que não conseguiriam nem cargo de atendente do 0800.
Quanto ao PLP 268 estão se manifestando contrários -desde o lançamento - quem, quem quem ??? Eles mesmos , os mesmos.

Anônimo disse...

Rosalina,
A minha situação é semelhante a sua. Fiquei no maior inferno da minha vida desde 2007 pelos empréstimos porque trava um para pagar os outros.Quando a Previ trata o ES como um bem não concordo porque para muitos foi uma desgraça.Empréstimo só é bom para quem concede.

Rosalina de Souza disse...

Caro Colega das 11:34,

Em termos de aplicação, o ES é sim a melhor aplicação hoje dentro do nosso fundo de pensão, rende o atuarial+ juros, a outra parte que você cita referente a problemas nas nossas finanças, ela foi decorrente do descontrole nosso pessoal, mas principalmente pela farra dos empréstimos na nossa folha de pagamento.

Contratei meu primeiro ES em 2003, nunca fiquei inadimplente até a data de hoje, e mesmo com os encargos reclamados por muitos colegas, ainda assim acho um bom modelo de concessão de crédito para ambos os lados, para nós e para a Previ, afinal os recursos são da nossa poupança, mas concordo que deve existir uma solução definitiva, por exemplo que a Previ faça um reescalonamento em 180 meses, 240 meses, mas quem aderir, não pode mais refinanciar, só liquida com a morte via FQM, ou pagando até a última prestação.

Eu faria minha adesão, pois acabaria de vez com essa novela de empréstimos, que a cada 06 meses renova, e continuamos sempre devendo o mesmo capital a previ, tendo como certa a liquidação na nossa morte.

Anônimo disse...

O Presidente Temer assinou lei que concede prioridade no judiciário e na saúde para idosos com mais de 80 anos. Os idosos com mais de 60 anos continuam com prioridade mas os idosos com mais de 80 terão prioridade sobre eles.

No Judiciário todo mundo sabe que não funciona a prioridade do idoso mas não tem como provar. Prioridade tem quem tem advogado famoso.

Anônimo disse...

Depois que a Previ criou o PREVI PRESENTE(ver site), estão dizendo que é daqui para melhor.

Anônimo disse...

Mais uma pizza com veneno de rato que nos apresentam.
Como estamos famintos não temos opção; ou morremos de fome ou morremos envenenaos.

Anônimo disse...

Prioridade para idoso no judiciário ?
Sou parte em um processo -IR 1/3 PREVI- movido por uma associação que está "parado" desde 2014 no TRF RJ.
Sem noticias. O advogado sugere que consultemos o site do TRF.

Anônimo disse...

Emérita Senhora ROSALINA:


Nesse FILME DE TERROR, classe B, no qual o PRODUTOR, DIRETOR e CANASTRÃO PRINCIPAL é o. VAMPIRO DO PALÁCIO JABURU. À INFLAÇÃO MANIPULADA vai nos proporcionar em 2018, um AUMENTO SALARIAL provável de 2% (dois por cento). Quero ver quando a CASSI aumentar 15% e a PREVI, uns 10/15%, quanto vai sobrar para os BRIOCHES.

Adaí Rosembak disse...

Querida Rosalina de Souza,
Sou um defensor incondicional dos fundos de pensão porque, se formos viver das esmolas do INSS, morreremos de fome.
Mas esse PLP 268/2016 me deixa assustado.
É um assunto controverso e que admite muitas interpretações.
Mas se o Governo meter a mão nas EFPCs, como já o fez na PREVI (Resolução 26), ele estará dando um tiro no pé.
Considero você uma das pessoas mais combativas, senão a mais combativa nessa área.
Avance nos seus questionamentos.
Você é uma pesquisadora de mão cheia no que concerne a esse assunto.
Eu me proponho a publicar no meu blog matéria de sua lavra, como já fiz anteriormente.
Consolide o assunto em um artigo e publicarei.
Grande abraço
Do Amigão
Adaí Rosembak

Anônimo disse...

Concordo com o colega das 11:34,

Manipulam tudo nessa republiqueta e o povo que se arrebente.
Igualzinho na Venezuela.

Anônimo disse...

PLP 268. Conheçam e interpretem sem "paixão". Os governos já se utilizaram dos fundos incluindo a PREVI desde a muito tempo. É só pesquisar. E olhem que não era outro o sistema de administração.
Dizer que temos representação não "bate" com a realidade.
E se as administrações dos fundos de pensão fossem eficientes, eles não estariam na situação deficitária em que se encontram; e muitos investimentos questionáveis não teriam sido realizados.
Sem bairrismo.

joao trindade disse...

Concordo com o colega das 10:38 .
Os fatos falam por si e, contra fatos não existem argumentos.

Anônimo disse...

Concordo com os colegas acima.Se a situação em que está é ruim não há porque temer qualquer mudança. Aprovo o PLP 268.

Anônimo disse...

Nada mais a acrescentar sobre o assunto.
É essa a realidade dos fatos.

Anônimo disse...

Ainda bem que Papai Noel, duendes e disco-voador existem...

Anônimo disse...

O blog do prof. Ari pede para pressionar o pessoal da Chapa 3 para atuar em nosso favor.
Êsse pessoal esqueceu-se de nós no dia seguinte após sua posse e todo mundo sabe disso.
Vamos nos lembrar de seus nomes para esquecê-los também.

Anônimo disse...

Muita humilhação e perda de tempo pedir alguma coisa para a tal chapa 3.Que terminem seu tempo e sumam do mapa.

Anônimo disse...

Tenho visto nos blogs alguns preocupados com a suspensão da emissão de passaportes, os associados da Previ que conheço nao têm condições de comprar nem banana em final de feira, imagine viajar para fora do pais

Anônimo disse...

É o conteúdo que existe.
E ainda pedem para pressionarmos.
Acreditam em Papai Noel.

Anônimo disse...

Pois eu conheço muitos colegas que estão muito bem de vida.Inclusive um dos donos de blog vive expondo o alto padrão de vida que tem. Eu conheço aposentados que vivem viajando dentro e fora do Brasil. Infelizmente não é o meu caso.

Anônimo disse...

Pois é, colega

Tem gente que vive em outro planeta (e até encerrou blog para não ser incomodada) e eleito que repete noticiários da mídia para dizer que está atuando...
Nós, ex-donos da Previ, pelo andar da carruagem teremos que entrar na fila do SUS ou reservar vaga em asilos (a maioria de nós).

Anônimo disse...

CHAPA 3.
EXCELENTE ARGUMENTO A FAVOR DO PLP 268.

Anônimo disse...

Anon 10.29

Melhor comentário sobre o PLP 268 Parabéns

Anônimo disse...

O governo nunca precisou usar o voto de Minerva (palavra bonita). Tirar uma representatividade que, na prática, nunca existiu. Esse projeto vai apenas consubstanciar o que já ocorre na prática, ou seja, pavimentar o caminho para a oficialização da ingerência política e do patrocinador. Água morro abaixo ou acima, tanto faz, eis que, em nosso atual contexto, "nem inflói nem contribói".
Essa noite eu tive um pesadelo, acordei transpirando frio: uma vidente fez um prognóstico triste e me deu um conselho: esse governo está endividando o país, o caos econômico está iminente, os fundos vão falir, etc. Então, para não ficar na mão, use o limite total da sua MC do ES para constituir uma reserva, antes que a iminente contribuição extra a comprometa e, ainda, o líquido do seu contracheque. Pegue esse recurso para constituir uma reserva de contingência e não morrer de fome. Ufa! Ainda bem que foi um pesadelo sem qqer. relação com a nossa realidade.

Anônimo disse...

Se eleição no fundo da pensão resolvesse alguma coisa, seria proibida

Anônimo disse...

Acalmai-vos. A Previc já tem resolução que permite ao patrocinador sua retirada de patrocínio a fundo por ele patrocinado.
Dentro de algumas regras, é claro. Todas exequíveis. Mais dias , menos dias ...
PLP 268 : " Pior que tá não fica ".

Anônimo disse...

A Previc é tão inóqua quanto a vacina contra a gripe.
Foi criada pelo Lula para ser um mecanismo de manobra que atenda os interesses do governo. Desde sua criação o que fez de concreto para os donos (verdadeiros) dos fundos de pensão? Se alguém sabe, por favor, nos avise.

Anônimo disse...

Nenhum blog atrelado a Previ (com donos que detêm algum cargo lá) nos dará a real situação nossa, enquanto verdadeiros donos e tratados como intrusos e peso-morto. Sempre dirão, se é que o farão, o que queremos ouvir e nunca a realidade factual.

Anônimo disse...

Emérita Senhora ROSALINA:


É "triste dizer": no ES o que ME INTERESSA SÃO OS 180, o RESTO NÃO TEM PRESSA.

Anônimo disse...

Se o fim dos superávits deflagrar a debandada de patrocinadores. Ótimo! Fora sanguessugas! Com a morte do hospedeiro, morrem os parasitos!

Anônimo disse...

E dá-lhe blá, blá, blá...

Anônimo disse...

Ainda não tinha entendido como a Cooperforte estava entrando com ação judicial contra quem não está pagando se os débitos que transitavam na folha estavam contra a lei mas agora entendi. Eles entram com ação Monitória cobrando empréstimo sem mencionar que era consignado e deixaram de ser por extrapolarem a margem permitida por lei.Eles estão omitindo um detalhe importantíssimo e impedindo que a causa seja julgada de acordo com as leis do consignado que tem regras próprias.
O art. 77 do novo CPC determina que é dever das partes "expor os fatos em Juizo conforme a verdade"
Existem inúmeras decisões judiciais que entenderam que "é litigante de má fé a parte que omite fatos relevantes para o deslinde da causa". Nesses casos os processos foram extintos sem julgamento de mérito e aplicação de multa.

Ou seja, omitir que o empréstimo foi concedido na modalidade consignado e que extrapolava a margem é fato relevante porque muda completamente a análise do Juiz e pode configurar litigância de má fé que cfe. art 80 do CPC consiste em usar do processo para conseguir objetivo ilegal.



Anônimo disse...

Sra. Rosalina, por favor gostaria de saber a sua opinião sobre esta nova movimentação do TJSC sobre os 30%/consignado Obj.

Anônimo disse...

Anônimo 2.50 26 06

É só anexar o espelho/holerite e tudo estará provado.
Aí se verá quem está litigando de má-fé.

Anônimo disse...

Dona Rosalina,

Veja só, a Polícia Federal prendeu o Bendine, ex-presidente do BB e da Petrobras, um dos estatutários.
Que vexame estamos passando.
Investiguem todos PF, por favor!

Anônimo disse...

Emérita Senhora ROSALINA:


Agora que o Sr. ALDEMIR BENDINE será companheiro de cela de HENRIQUE PIZZOLATO, não seria recomendável que as ASSOCIAÇÕES DE FUNCIONÁRIOS, verificassem qual a CULPABILIDADE do mesmo na TRAMÓIA que nos acarretou a PERDA do BET, para podermos tentar REVERTER A SITUAÇÃO? E pensar que esse HONESTO SENHOR, EXEMPLO VIVO PARA TODA UMA SOCIEDADE, foi Presidente do BB-GULOSO. nosso VORAZ PATROCINADOR. Eita mundo desengrenado!

Anônimo disse...

Foi preso. Não soube "roubar".
Agiu como um aprendiz na arte.
Os colegas vão visita-lo ? Ou será abandonado ?
Curiosidade : será que se envergonha de ter sido preso ?

joao trindade disse...

Na República das Bananas tudo irá terminar numa enorme PIZZA, como já ocorreu antes e irá ocorrer sempre. É nossa marca registrada (alguém duvida ou acredita ?)

Anônimo disse...

Rosalina,

A Previ libera ES por ordem de pagamento?
A conta salário pode ser movimentada por vários saques e transferências ou existe um número certo?

Anônimo disse...

Anon 9.26

Coo você disse os contracheques comprovam que os empréstimos foram contratados na modalidade "consignado". Como existem leis específicas qualquer demanda precisa relatar os fatos para que o Juiz analise o que ocorreu dentro da ótica do consignado que envolve o limite de 30% da margem consignável.Se omitirem isso na ação é para escapar da lei dos consignados.

Rosalina de Souza disse...

Caros colegas do blog,estou fora de Goiânia, no estado do mato grosso,vim por motivo de saúde de familiar meu, retorno segunda feira para casa, onde responderei a todos, estou liberando os comentários do celular.

Anônimo disse...

Emérita Senhora ROSALINA:


Espero que a Senhora e seu familiar fiquem bem. DEUS os protegerá!

joao trindade disse...

Repito os votos do colega das 10:45.
Bom e abençoado final de semana a todos.

Fernando Lamas disse...

Saudações cordiais a todos.

ORPAG: SERVIÇO EXTINTO
Caríssima colega pensionista, Rosalina, primeiramente, eu me solidarizo com você, neste momento de preocupação, com um parente seu. Depois, com a sua licença, digo ao colega(27.07, 1:28h)que, atualmente, está extinto QUALQUER CRÉDITO, vindo da Previ, por ordem de pagamento.Quanto à conta salário, entendo que transferência, para outro Banco, é única, pelo total, subtraídas as obrigações contratadas nela. Se o crédito é transferido, para o BB mesmo, meu caso, as transações, a débito, são ilimitadas. Assim entendo, mas serão muito úteis outras opiniões. Grato por tudo e PAZ E BEM!

"É feliz quem tem o seu refúgio no Senhor." Salmo 33

Anônimo disse...

Emérita Senhora ROSALINA:


Atualmente o DESPRESTÍGIO e REPÚDIO a ANABB é TAMANHO, que o falecimento do ex-presidente EMÍLIO SANTIAGO RIBAS, não mereceu QUALQUER REGISTRO nas Associações, nos blogs e nem em outros órgãos representativos de nossa categoria.

Anônimo disse...

Fernando Lamas,

Agradeço sua resposta e atenção. Uns ajudando os outros sempre.

Anônimo disse...


11:34 · 02.05.2017 / atualizado às 11:43 por Redação Diário do Nordeste
O Ministério Público Federal no Ceará (MPF/CE) já conseguiu um retorno da ação civil pública relativa à margem consignável de 30% para os empréstimos consignados em folha de pagamento de benefícios de aposentadoria e pensão. Decisão liminar, na Justiça Federal, obriga o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) e 14 instituições financeiras a suspenderem imediatamente os débitos de empréstimos firmados entre bancos e titulares de benefícios previdenciários do INSS que extrapolem a margem consignável das folhas de pagamento.

Também ficou determinado na liminar concedida pela Justiça Federal que as instituições financeiras suspendam quaisquer restrições cadastrais em relação aos titulares dos benefícios previdenciários baseadas na eventual inadimplências das operações financeiras.

Também deverão ser suspensos os débitos em conta decorrentes de empréstimos firmados com os titulares de benefícios previdenciários que tenham como fundamento eventuais inadimplências das operações financeiras que não obedeçam ao limite da margem consignável prevista em lei.

Além do INSS, são rés na ação as seguintes instituições financeiras: Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Santander, Bradesco, HSBC, Banco BMG, Itaú Unibanco, Banco Mercantil do Brasil, Banco Cooperativo Sicredi, Banco Cooperativo do Brasil, Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes), Banco do Estado do Rio Grande do Sul, Banco do Estado de Sergipe e Banco de Brasília (BRB).

Anônimo disse...

Dona ROSALINA por favor sou anônimo(5:37 do dia 26/07) por favor comente algumas linhas sobre os 30%consignado grato pela atenção.

Anônimo disse...

Agora falta denunciar a Cooperforte ao Ministério Público.

Anônimo disse...

Ministério Público da Venezuela?

Anônimo disse...

Tem pau mandado se infiltrando no blog.

Adaí Rosembak disse...

Cara Rosalina,

São 05.20h da manhã. Deu insônia.
Acessei o blog do Ari Zanella e agora mesmo é que não conseguirei dormir.
Tem um comentário lá dizendo que você ia encerrar seu blog.
Isso procede?
Por favor responda.
Sua atuação é fundamental nesta área.

Abração do amigão

Adaí Rosembak

Rosalina de Souza disse...

Caros Colegas do Blog,

Sempre dou explicação de fatos que acontece no dia a dia da vida de qualquer pessoa, ando dando pouca atenção ao BLOG é verdade, pois estamos na mesma, sempre na espera de um milagre no Empréstimo Simples, e notícias que sempre são do mesmos acontecimentos, ou seja, sempre temos que enfrentar o descaso com os nossos benefícios, aliado a essa situação, nossas associações, não fazem nada para promover a conclusão das ações judiciais, sem dar muita explicação aos seus participantes, sempre é lembrada aqui a ação 30% consignado, do GRUPO 19 da ANAPLAB, que até hoje não teve conclusão ou resposta por parte do judiciário, e todos estão sempre buscando uma solução para o seu problema pessoal.

Ação 30% Consignado:

Todos que fizeram uso desse expediente, sem a devida conclusão da mesma, por parte da justiça, esta na mesma situação, sem informação, sem solução de quando isso vai ser efetivamente resolvido, estão apreensivos, mas a justiça é assim mesmo aqui no Brasil, não tem previsão de conclusão, o Presidente agora chamou de prioritário ações de quem tem mais de 80 anos, colocando esses na primeira ordem, mas todos nós sabemos que o que funciona mesmo aqui é a petição, a cobrança por parte dos advogados que nos representam, mas essas ações patrocinadas por nossas associações não usa esse critério para resolver as questões.

Quem esta nesta situação tem que esperar, eu desde Janeiro de 2017, não faço mais parte da ANAPLAB, e não tenho mais acesso a nada do que acontece naquela associação, que hoje sou como os colegas, apenas associada e sócia fundadora da mesma, as questões relativas a mesma agora tem que ser direcionadas a mesma, pois sempre que perguntado ao Colega Gilvan Rebouças, é atendido de pronto.

Eu mesma tenho uma ação 100% pensionista, agora pela segunda tentativa, feita no tribunal do Estado de Santa Catarina, que esta paralisada a muito tempo, sem ainda ter sido tomada nenhuma providencia por parte do judiciário daquele Estado, quem sabe se eu chegar aos 80 anos ela posse a ter mais prioridade, é assim que funciona a nossa justiça, lenta, sem vontade, sem querer que se chegue no final da lide.

Estive em Mato Grosso, em Cuiabá, para cuidar de um parente meu que esta com câncer no esófago, diagnostico já tardio e com muitas complicações, se alimentando por sonda gástrica já no intestino, uma situação muito difícil, e as voltas para Goiânia, estou também resolvendo exames para uma cirurgia de catarata, outra cirurgia para cura de uma hernia que apareceu, e outros cuidados que a idade que avança pede no dia a dia, e muitos colegas sempre criticam por eu não estar postando com regularidade novas matérias, novos posts ou respondendo aos colegas com mais rapidez ou dando o devido cuidado ao nosso blog.

Já perdi a conta das tantas vezes que a Previ me enviou uma notificação extrajudicial, já recebi a mesma até do atual Presidente da Previ, e estou sempre disposta a buscar ajuda para quem realmente necessita, de modo que estou com a minha consciência tranquila, muitos eleitos que ganha fortunas, se quer responde ou atualiza seus blogs, se quer busca interagir com os colegas, e assim a caravana continua sua vida sobre o manto da confidencia e das regras que nunca pode ser quebradas, afinal vivemos sobre a omissão e os cuidados de quem ganhou as eleições para nos representar e representar bem.

Tenho feito o possível, mas o blog ainda não acabou não, e ainda vai demorar mais um tempo, para voltar as atividades normais, até que eu resolva todos os meus problemas particulares e pessoais, e de família, ele vai continuar tendo pouca atualização, quem estiver insatisfeito, infelizmente não posso fazer nada, porque hoje a minha prioridade sempre foi ter de volta o meu benefício dentro do que a lei permite, e esse eu posso dizer que esta resolvido, não só o meu mais da grande maioria dos colegas que aqui também compartilha a sua vida e seus dissabores da vida moderna, e de uma aposentadoria ou uma pensão sempre limitada as necessidades.

Rosalina de Souza disse...

Parte Final:

É isso, tenha calma, tenho muitos afazeres, sou eu quem cuida da minha casa, e tenho compromisso como embaixatriz no santuário do reino dos céus, tenho outras atividades ligadas a ajudar ao meu próximo e tenho o blog para cuidar, são muitas atividades, e tento fazer o melhor para ajudar aos colegas que mais necessita de ajuda.

Fora isso ainda tenho os e-mail: rosalinapensionista@gmail.com e o vhspassini@uol.com.br que os colegas podem enviar qualquer assunto que necessita de maior atenção, nunca nenhum e-mail ficou sem resposta, todos são tratados e dados a resposta com celeridade.

É isso é apenas um compartilhamento com os colegas, para dizer a vocês que tenha mais paciência, estou viva, na ativa e quero ainda contribuir com nossas causas, mas tudo no seu devido tempo.

Obrigada a todos, pela atenção e paciência, mas nesse momento existe muitas coisas por fazer e minha saúde nesse momento é prioridade.

Rosalina de Souza disse...

Estimado Colega,Adaí Rosembak,

Não eu não vou acabar com o blog, mas todos nós temos momentos na vida que temos que resolver algumas coisas, para então seguir com coragem e independência em tudo que serve de relevante para uma comunidade como a nossa, carente de pessoas que si doa para ajudar ao próximo, muitas vezes esse papel deveria ser das associações que arrecada para essa finalidade, mas não vou encerrar o blog, até porque se assim fosse já teria feito uma matéria para dar a explicação aos colegas que realmente frequenta esse blog e que na sua grande maioria intende que temos outros casos para resolver, inclusive de cunho pessoal, o colega mesmo em algum momento teve que resolver seus problemas particulares, como quando teve viagem programada ou pausa para resolver questões de saúde, muito disso coisas normais do dia a dia de uma colega aposentado ou que recebe a sua pensão.

Mas sempre existe aqueles que acha que somos robôs, que devemos estar postando matérias como se fossemos jornalistas, mas não somos colegas, que temos as mesmas preocupações de todos que tem uma família e um lar para cuidar.

Em Apocalipse 12:10 diz:

Então, ouvi uma grande voz no céu, que dizia: agora é chegada a salvação, e o poder, e o reino do nosso Deus, e a autoridade do seu Cristo, porque já foi lançado fora o acusador de nossos irmãos, o qual diante do nosso Deus os acusa dia e noite.

Sempre teremos em nosso redor acusadores ou anjos,pessoas que não perde a chance de criticar tudo e todos.

Obrigada por tua participação, você é um colega do qual eu sempre fui comentarista no seu prestigiado blog, e que por falta de tempo estou visitando pouco aquele maravilhoso espaço.

Anônimo disse...

Prezada Rosalina,
É claro que você tem sua vida para cuidar. Na verdade é impressionante como você consegue se envolver tanto com nossos problemas. Quem critica você está se sentindo prejudicado por algum motivo por sua atuação.Quem está do seu lado só pode elogiar todo o seu trabalho.Na verdade só temos você.

Anônimo disse...

Dona Rosalina,


BRAVA SENHORA, MEUS RESPEITOS E ADMIRAÇÃO!

Anônimo disse...

Bom! Agora vou apagar a porta, fechar a luz e dormir tranquilo!!!
Boa Noite, digo, Bom dia!

joao trindade disse...

Bom dia, senhora Rosalina.

Bom saber notícias suas. Não se preocupe com notícias plantadas por pessoas que pretendem desestabilizar seu blog. Ninguém chuta cachorro morto. Continue em sintonia com sua consciência e limitação física de atendimento, cumprindo papel de quem teria por obrigação nos informar a realidade dos fatos (malfadada Chapa 3, que tem poucos meses de vida).
Deus abençoe seus familiares e a senhora também, dando-lhes saúde e paz.

Anônimo disse...

Incansável Senhora Rosalina,

ESTE É UM BLOG VALENTE,VERDADEIRO, DESTEMIDO, NÃO COMPROMETIDO!
Cuide-se ao publicar determinados textos, tipo "pega ratão", pois tem muita gente má, sem educação, perniciosa, que anda por aí minando os blogs.
Saúde! Força! União!

Adaí Rosembak disse...

Querida Rosalina,

Fiquei muito feliz em saber que você não vai encerrar seu blog.
Repito que considero você a pessoa mais bem informada e atuante nessa área.
E entendo perfeitamente sua situação.
Viajei, tive de resolver alguns problemas pessoais um pouco complicados, e ainda estou tendo problemas de saúde relacionados com a recuperação de meu acidente (principalmente a perna direita) que me tomam muito tempo.
Por isso, alguma pessoas também chegaram a me perguntar se eu ia desativar o blog.
Não vou.
Mas procurarei escrever artigos mais bem elaborados.
Principalmente porque têm alguns assuntos não ligados à PREVI, ao BB, às associações dos quais gosto muito, como política nacional, política internacional, sociologia, economia, etc.
E procuro enfocar os problemas do Brasil dentro desses parâmetros.
Para tanto sou obrigado a ler muito e dispender muitas horas em pesquisas na internet. Mas, repito, isso é algo que gosto de fazer.
Vou tentar me focar mais na área que você atua mas sem a mínima intenção de querer disputar espaço com você.
Você é imbatível nessa área. É phd no assunto.
Continue ativa.
Sou seu fã.

Abração deste amigão

Adaí Rosembak

Anônimo disse...

Acompanho diariamente este blog e não entendi de onde saiu essa história de que ele seria extinto. Percebo algumas pausas que a Rosalina dá mas entendo que ela precisa cuidar dos seus assuntos também. Pelo menos tudo que é feito aqui é do nosso interesse e nos ajuda muito ao contrário de outros.

Anônimo disse...

Concordo com o colega das 12:40.
Não vejo blogs tratando de nosso interesse, a não ser o da Senhora Rosalina e prof. Ari Zanella.

Anônimo disse...

Europa chama votação sobre Temer de "espetáculo indigno"
3 AGO2017
12h32
atualizado às 13h08 Num novo "espetáculo indigno", deputados que condenaram ex-presidente pouparam sucessor, observam sites europeus. "Se ela tivesse metade da sede de poder e da degeneração moral dele, ainda estaria no Planalto.

Anônimo disse...

Foram regiamente pagos pelo sistema podre que finge nos governar, para garantir seus cargos. Na nossa entidade, temos visto algo similar (não é, senhores eleitos da Chapa 3?).

joao trindade disse...

Conselho aos blogueiros que enxugam gelo.
Falem da guerra civil que está sendo tramada por conta dos comunistas no poder. Já estamos vivendo clima da Venezuela. Quem não tem conteúdo para mostrar deviam ler noticiário de primeiro mundo ao invés de requentar assuntos da rede bobo de divulgação (televisão).

Anônimo disse...

É, realmente tem blog igual à vacina de água de chuva (serve para que?).

Anônimo disse...

Quanta falta de educação entrar no blog para criticar.Cada um tem o blog que achar melhor e segue quem gostar. Este blog é independente portanto não pode ser cobrado por nada. Estou achando que está rolando muita inveja por aí.

Anônimo disse...

Fonte: Último Segundo - Blog Esplanada – 05.08 – 16,30
Corre-Corre
Algo estranho ocorre na Previ. É intenso o remanejamento de funcionários para o Banco do Brasil, oriundos do bancão e que eram cedidos ao fundo de pensão. Há dias, cinco advogados do BB cedidos desde o Governo Lula foram “devolvidos” às pressas. Segundo a assessoria do Fundo “Todos os colaboradores que trabalham na Previ são funcionários cedidos pelo BB”. E que, “somente este ano, 10 funcionários voltaram para o BB e 8 vieram para a Previ”. A Previ crava que não comenta sobre recursos humanos.

Anônimo disse...

Falta de educação é entrar no blog alheio para se aparecer, colega.
Este blog, um dois dois únicos proativos é independente é para somar e não requentar marmita. Inveja de burro é só jerico que tem.

Anônimo disse...

Essa vai para o paizão lá de cima. Primeiro comentário.

Sei o quanto é difícil para você e seu filho, mas lembra que existe um Deus que tudo vê. Passei pelo mesmo problema, e não foi mole não... Mais isso já passou e meu filho além de formado já comprou um apartamento, carro etc... Na época, ele estava cursando medicina e tinha uma bolsa que perdeu. Coitado... teve que trancar matricula e voltar para a minha casa, eu tmb pagava o aluguel dele. Hoje está tudo muito bom, tanto para meu filho, quanto para mim.

Contar com Marcel nem em sonho. Uma pessoa totalmente desprovida de sentimentos. Mas o dia dele chegará. Não há dinheiro nesse mundo que o fará feliz. Quem não ajuda nunca será ajudado por Deus.

Anônimo disse...

Ao colega acima (agosto 06, 2017 5:05 PM):
A emoção é muito grande quando leio sua postagem acima.
Apenas consigo balbuciar, Obrigado, Obrigado, Obrigado e Deus o Proteja !!!!
Tudo dará certo, Deus ajuda a todos, principalmente àqueles que desejam o bem do próximo.